Os professores do NORIE são responsáveis por disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC), nos níveis de mestrado e doutorado.

Graduação

Esta integração maior da pesquisa com o ensino tem propiciado aos alunos de graduação o acesso às tecnologias mais atualizadas de produção do ambiente construído, incluindo tecnologias ainda em desenvolvimento e em fase de implantação pela construção civil nacional. Isto tem sido possível pela oferta de disciplinas de graduação que incluem, em níveis de aprofundamento adequados, os conteúdos abordados pelo grupo de pesquisadores do NORIE em suas atividades de pesquisa.

Estas disciplinas têm sido oferecidas em caráter eletivo, ou seja, são cursadas apenas pelos alunos interessados na formação em construção civil. Em conjunto, estas disciplinas assemelham-se a um curso de especialização disponível para os alunos ainda durante o curso de graduação. Atualmente essas disciplinas são oferecidas cada uma com carga horária de 60 horas.

Além das disciplinas eletivas são oferecidas disciplinas gerais de caráter obrigatório para todos alunos do curso de Engenharia Civil, onde os conceitos básicos de tecnologia dos materiais, técnicas de construção e de gerenciamento da construção são apresentados. Estes conceitos básicos são oferecidos em disciplinas, que totalizam, o conjunto, 210 horas.

Disciplinas Graduação

Nome da Disciplina CR h/A Nível Professor
ENG 01003 - Habitabilidade I 60 G Miguel Sattler
ENG 01013 - Edificações I 210 G Angela Masuero/Rui Cremonini
ENG 01014 - Edificações II 210 G Luis Carlos Bonin/Angela Masuero
ENG 01015 - Edificações III 210 G Carlos Formoso/Eduardo Isatto
ENG 01018 - Edificações e Comunidades Sustentáveis 60 G Miguel Sattler
ENG 01023 - Patologia dos Revestimentos e Umidade 60 G Angela Masuero
ENG 01025 - Empreendedorismo e Gestão de Empresas de Construção 60 G Eduardo Luis Isatto
ENG 01044 - Construções Rurais 60 G Miguel Sattler
ENG 01226 - Gerenciamento II 60 G Eduardo Luis Isatto

Bolsas de iniciação científica também são oferecidas para alunos de graduação da UFRGS ampliarem sua formação em tecnologia do ambiente construído em atividades de pesquisa interagindo com professores, mestrandos, e doutorandos em nos laboratórios das diversas áreas de pesquisa do NORIE. Estas atividades fora de sala de aula têm contribuído não apenas para despertar vocações para atividades acadêmicas mas para a formação de excelência dos alunos do curso de graduação, que entram no mercado de trabalho aptos a utilizarem as mais novas tecnologias disponíveis.