Os professores do NORIE são responsáveis por disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Civil, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI), nos níveis de mestrado e doutorado.

Doutorado

 

O Curso de Doutorado tem a duração máxima de cinco anos, sendo necessária a realização de disciplinas num total de 36 créditos - cada crédito corresponde a 15 horas-aula. Para os alunos que possuem título de mestrado, são aceitos no máximo 24 créditos para o doutorado, sendo, neste caso, necessária a realização de apenas 12 créditos. Existe a possibilidade de serem cursadas disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFRGS, tais como o PPGA (Administração), PPGEP (Engenharia de Produção), PPGEM (Engenharia de Materiais) e PROPAR (Arquitetura), desde que não ultrapasse 25% do total de créditos cursados.

No período máximo de dois anos o doutorando deve fazer um exame de qualificação, que consiste na elaboração de um projeto de pesquisa contendo uma revisão bibliográfica bastante aprofundada. Este projeto deve ser defendido perante uma banca de, no mínimo, três examinadores, um dos quais, pelo menos, deve ser externo à UFRGS.