Os professores do NORIE são responsáveis por disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia Civil, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI), nos níveis de mestrado e doutorado.

Mestrado Acadêmico

O Curso de Mestrado Acadêmico tem a duração dois anos, sendo o primeiro ano dedicado principalmente à realização de disciplinas, as quais são distribuídas em três trimestres. No primeiro trimestre, o escopo das disciplinas é bastante amplo, uma vez que se procura dar uma visão geral da área de construção a todos os alunos, independente do seu tema de pesquisa. No segundo trimestre, cada aluno passa a se focar nas disciplinas relacionadas ao seu tema de pesquisa. No terceiro trimestre, ao longo da disciplina de Metodologia de Pesquisa em Construção, deve ser elaborado um projeto de pesquisa para a dissertação de mestrado, sob a orientação do futuro orientador. 

Ao final do primeiro ano, cada aluno deve somar, no mínimo, 24 créditos - cada crédito corresponde a 15 horas-aula. Para entrar na fase de dissertação, exige-se uma média mínima B. Existe a possibilidade de serem cursadas disciplinas de outros programas de pós-graduação da UFRGS, tais como o PPGA (Administração), PPGEP (Engenharia de Produção), PPGEM (Engenharia de Materiais) e PROPAR (Arquitetura), desde que não ultrapasse 25% do total de créditos cursados.

A dissertação normalmente envolve uma pesquisa de campo. Deve ser defendida no prazo máximo de 26 meses, perante uma banca de, no mínimo, três examinadores, um dos quais, pelo menos, deve ser externo à UFRGS.