strict warning: Declaration of views_plugin_style_default::options() should be compatible with views_object::options() in /var/www/html/norie/modules/views/plugins/views_plugin_style_default.inc on line 0.

A Área de Gerenciamento e Economia da Construção foi introduzida no NORIE em 1982, com o ingresso do Prof. Luiz Fernando Heineck. Desde então, foram produzidas cerca de 13 teses e 85 dissertações nesta área do conhecimento. O Grupo de Gerenciamento e Economia da Construção (GEC) foi criado em 1991, contando atualmente com cerca de 20 pesquisadores.

Grupo de Gerenciamento e Economia da Construção

Ver projetos institucionais

Histórico

A Área de Gerenciamento e Economia da Construção foi introduzida no NORIE em 1982, com o ingresso do Prof. Luiz Fernando Heineck. Desde então, foram produzidas cerca de 13 teses e 85 dissertações nesta área do conhecimento. O Grupo de Gerenciamento e Economia da Construção (GEC) foi criado em 1991, contando atualmente com cerca de 20 pesquisadores.

Atuação

De uma forma geral, as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo GEC visam a contribuir para a modernização da Indústria da Construção no país de uma forma ampla, incluindo a melhoria do desempenho de sistemas de produção em termos de produtividade, qualidade dos produtos e das condições de trabalho nos canteiros de obra. Existe também uma grande preocupação no sentido de se construir um referencial teórico robusto, que possa possibilite uma aprendizagem mais rápida de novos conceitos gerenciais por parte dos agentes do setor e a transferência de conhecimento entre diferentes contextos. As pesquisas desenvolvidas são em geral realizadas em parceria com agentes do setor, tais como empresas de construção, escritórios de projeto, fabricantes de materiais e componentes e entidades setoriais, tais como SINDUSCON, SEBRAE e SENAI (veja a relação dos principais projetos realizados). Muitos destes projetos geram publicações voltadas para a disseminação de conhecimentos no setor. O Grupo GEC tem participado intensamente das atividades do International Group for Lean Construction (IGLC) e também do Grupo de Trabalho de Gestão e Economia da Construção da ANTAC.

Linhas de Pesquisa

• Aprendizagem organizacional na Construção Civil

Objetivo: desenvolvimento de abordagens e métodos de aprendizagem organizacional, adequados aos principais agentes da construção civil, voltados à introdução de novos paradigmas de gestão.
    Palavras-chave: aprendizagem organizacional, competências, gestão da mudança, implementação
    Carlos Torres Formoso
    Elvira Maria Vieira Lantelme
    Renato Martins das Neves

• Gestão da produção na construção civil

Objetivo: contribuir para a consolidação de um referencial teórico para a gestão integrada da produção, incluindo diversos aspetos, tais como tempo, custos, segurança, qualidade e fluxos físicos. A partir deste referencial teórico, pretende-se desenvolver um conjunto de métodos, modelos e ferramentas adequados à gestão da produção na construção, que viabilizem a introdução de novas filosofias de produção.

Palavras chave: gestão da produção, planejamento, controle, qualidade, segurança, custos, fluxos físicos, produção enxuta

Carlos Torres Formoso - Coordenador
    Eduardo Luís Isatto - Coordenador
    Fábio Kellermann Schramm - Doutorando
    Fabricio Borges Cambraia - Doutorando
    Camila Campos Gómez Famá - Mestranda
    Letícia Ramos Berr - Mestranda
    Lucila Sommer - Mestranda
    Sandra Paravisi - Pesquisadora
    Aretusa Oliveira Rodrigues - Bolsista de Pós-Graduação
    Fabiana Maria Bonesi - Bolsista de Graduação
    Raquel Hoffmann Reck - Bolsista de Graduação

• Gestão do Processo de Desenvolvimento do Produto

Objetivo: Melhorar o gerenciamento de requisitos dos clientes no processo de desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social, buscando aumentar a qualidade dos mesmos, atribuir-lhes maior valor agregado e aumentar a satisfação do cliente final.

Palavras-chave: habitação de interesse social, gerenciamento de requisitos, valor, satisfação do cliente, processo de desenvolvimento de produto, qualidade

Carlos Torres Formoso - Coordenador
    Luciana Inês Gomes Miron - Coordenadora
    Adriana Oliveira Santos - Doutoranda