Gestão de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social

Contribuições

Modelo de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Desde de 1994 os pesquisadores do Grupo de Gerenciamento e Economia da Construção (Grupo GEC) do Núcleo Orientado para Inovação da Edificação (NORIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vêm desenvolvendo pesquisas sobre gestão da produção, com objetivo inicial de desenvolver um modelo de planejamento e controle da produção (PCP), assim como um método para sua implantação (BERNARDES, 1996; CARVALHO, 1998; ALVES, 2000; MARCHESAN, 2001; BERNARDES, 2001). Este modelo foi apresentado por BERNARDES (2001), em sua tese de doutorado, sendo o mesmo fortemente baseado no sistema de controle Last Planner desenvolvido por Ballard & Howell (1997). Como principal mecanismo de desenvolvimento do modelo, os estudos de caso buscam aplicar em situações práticas reais, os avanços conceituais obtidos a partir das pesquisas teóricas realizadas pelos pesquisadores envolvidos no projeto GEHIS. Estes estudos têm como principal propósito não só testar a validade destes avanços, mas também ampliar o escopo do modelo, pois, comumente, durante os estudos, são geradas novas idéias e proposições que deverão ser aplicadas e testadas em novos estudos, gerando assim ciclos contínuos de aprendizagem. As contribuições para o modelo referem-se aos avanços obtidos a partir dos resultados e proposições gerados nos estudo de caso realizados. É importante ressaltar a existência de grande interação entre núcleos de pesquisa, fazendo com que todo avanço teórico/prático seja rapidamente transferido entre núcleos, poupando assim esforços paralelos que objetivem o mesmo fim.

Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP)

Os objetivos dos estudos de caso da UFC (FO.01.00.01 e FO.02.00.01) foram de forma geral atingidos. A pesquisa limitou-se à adaptação e implementação do modelo do processo de projeto proposto por Tzortzopoulos et al.(2000) em duas empresas construtoras incorporadoras de Fortaleza. Pode-se afirmar que uma das principais contribuições da implementação do modelo nas empresas (FO.01 e FO.02) foi a de possibilitar uma visão sistêmica sobre o processo de desenvolvimento do produto. No início dos estudos poucos profissionais (em geral o gerente de projetos) tinham o conhecimento sobre todo o processo.

Outras contribuições do projeto

Além das contribuições relacionadas aos processos de projeto e de planejamento e controle da produção, foram desenvolvidos alguns estudos de caso que deram contribuições em relação a outros aspectos do projeto. Foi desenvolvido um estudo relacionado ao desenvolvimento de sistemas de medição de desempenho para empresas de construção, enfocando a vinculação destes às estratégias das empresas. Outro estudo desenvolvido teve como objetivo a identificação das competências necessárias aos gerentes de produção responsáveis pelo processo de PCP.

 

Clique aqui para obter a versão na íntegra do relatório atualizado do Projeto GEHIS.

 

 

Acesso Rápido

Acesso Rápido