Gestão de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social

Resultados Esperados

- Desenvolvimento de um modelo integrado para o gerenciamento de uma gama de empreendimentos habitacionais de interesse social, que pode ser utilizado como ponto de partida para o desenvolvimento de sistemas de gestão específicos, voltados à redução de perdas. Seus principais elementos são: descrição das principais atividades e suas relações de precedência, ferramentas de apoio à tomada de decisão, indicadores de desempenho, modelos de fluxos de informação, e diretrizes para a implementação.
 
- Desenvolvimento de um modelo de formulação de estratégias de desenvolvimento de produtos para empresas atuantes no segmento de habitações de interesse social.
 
- Desenvolvimento de métodos para o desenvolvimento das competências necessárias para a implementação sistemas de gerenciamento de empreendimentos, usando a abordagem da aprendizagem organizacional. 
 
- Desenvolvimento e adaptação de ferramentas para a gestão de processos, relacionadas ao desenvolvimento de produtos e planejamento e controle da produção, na construção habitacional.
 
O trabalho desenvolvido no Projeto GEHIS é bastante extenso. O número de pessoas e organizações envolvidas é grande, assim como o leque de temas envolvidos. No relatório do primeiro ano do projeto foram apresentadas as principais contribuições metodológicas e técnicas do trabalho. O primeiro ano foi destinado a avanços mais localizados em diversos aspectos que futuramente irão compor o modelo. No segundo ano do trabalho, pretende-se utilizar o conhecimento adquirido de forma mais integrada. Com a rede de instituições de pesquisa envolve alguns grupos de pesquisa incipientes, o primeiro ano do projeto teve também o papel de treinar e formar as equipes de pesquisadores que vêm conduzindo os trabalhos nos diferentes estados. Uma das dificuldades encontradas foi o número relativamente pequeno de empresas que atuam de forma permanente no segmento de habitação de interesse social da indústria da construção. Por esta razão, iniciou-se um diagnóstico da oferta deste tipo de empreendimento em dois estados, Rio Grande do Sul e Bahia.

Acesso Rápido

Acesso Rápido