Sistema de Indicadores de Qualidade e Procedimentos para Retroalimentação na Habitação de Interesse Social

Objetivos QualiHIS
  • OBJETIVO GERAL

Consiste em desenvolver um sistema de indicadores para empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), que permita aos principais agentes envolvidos avaliar a qualidade do processo e do produto final em projetos e programas habitacionais. Este sistema será desenvolvido a partir do desenvolvimento de métodos e procedimentos a serem aplicados pelos próprios agentes envolvidos em EHIS. Foram escolhidos três processos principais para a implantação de melhorias e geração de indicadores: (a) acompanhamento de obras, (b) avaliação da satisfação por parte dos usuários e (c) gestão da operação e manutenção de empreendimentos. A partir da retroalimentação proporcionada por este sistema, de forma continuada, poderão ser tomadas decisões fundamentadas para a melhoria da qualidade da HIS.
 

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Análise crítica dos processos de acompanhamento de obra, avaliação da satisfação dos usuários e gestão da operação e manutenção de HIS;
2- Definição do papel do processo de acompanhamento de obras de EHIS, em complementação aos procedimentos de gestão da qualidade adotados pelas empresas construtoras;
3- Melhorias nos processos de acompanhamento de obras, avaliação da satisfação dos usuários e gestão da operação e manutenção de HIS, incluindo o estabelecimento de padrões (procedimentos);
4- Definição de uma estrutura conceitual com a identificação e priorização dos principais fatores que afetam a satisfação dos usuários em HIS;
5- Sistema de indicadores de qualidade da HIS, a partir de indicadores coletados nos processos de acompanhamento de obras, satisfação dos usuários e gestão de operação e manutenção, incluindo os mecanismos de retroalimentação para os diferentes agentes envolvidos;
6- Identificação de boas práticas nos processos de acompanhamento de obras, avaliação da satisfação dos usuários e de gestão da operação e manutenção dos empreendimentos;
7- Protocolos e métodos de avaliação de impacto dos processos de acompanhamento de obra, avaliação da satisfação e gestão de operação e manutenção.

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