Gerenciamento de Requisitos e Melhoria da Qualidade na Habitação de Interesse Social

Método

- Serão desenvolvidos múltiplos estudos de caso em empreendimentos já realizados ou em andamento, em diferentes estados do país, de forma analisar os fatores que afetam o desempenho dos mesmos em diferentes contextos institucionais.

- Estão previstos cinco estudos por núcleo (total de 25 empreendimentos analisados).

- Serão desenvolvidos protocolos comuns de coleta e análise de dados, de forma a tornar diferentes estudos de caso comparáveis e permitir a proposição de critérios e diretrizes que possam ser adotados em diferentes contextos institucionais.

- O método desse projeto de pesquisa está dividido em cinco grandes etapas.
 
- Os empreendimentos a serem estudados serão definidos ao longo do projeto, no entanto já foram preliminarmente identificadas dois tipos de Programas Habitacionais a serem estudados:
     - Programa de Arrendamento Residencial
     - Habitar Brasil BID 
 
- Cada estudo de caso deverá ter no seu início um plano de trabalho detalhado, no qual serão definidos os tópicos principais a serem investigados. Assim, um mesmo empreendimento poderá ser analisado sob diversos enfoques, dependendo da etapa em que se encontra e da capacitação de cada núcleo. 
 
- Os principais tópicos selecionados inicialmente são: Avaliação Pós-Ocupação (UFPel e UEFS), Impacto Ambiental Urbano (UEL, UEFS e UFPel), Gestão da Produção (UFRGS, UEL e UFC), Manutenção de Edifícios (UFRGS), Gestão do Processo de Projeto (UFRGS e UFC), Requisitos do Cliente (UFRGS, UECE). 
 
- Haverá uma particular preocupação de envolver os diversos agentes no desenvolvimento da pesquisa, tais como Caixa Econômica Federal, órgãos promotores, empresas de construção e usuários. Tal participação será viabilizada através de reuniões, seminários e também através de meio eletrônico (listas de discussão, web site). 
 
- Ao final do trabalho, além do relatório da pesquisa será produzido um manual e um web site, contendo os principais resultados da pesquisa, apresentados numa linguagem simples, que possa ser facilmente absorvido pelos agentes envolvidos no gerenciamento de requisitos, tais como órgãos financiadores, órgãos promotores e empresas de construção.
 

Acesso Rápido

Acesso Rápido