Alternativas para a redução de perdas em canteiros de obras: benchmarking de processos

Método
  • Reunião com empresas interessadas em participar do trabalho e apresentação do método de pesquisa

Inicialmente foi realizada uma reunião no NORIE/UFRGS com empresas interessadas em participar da pesquisa. A equipe do NORIE apresentou o método de pesquisa a ser empregado no desenvolvimento do trabalho e os objetivos a serem alcançados com a realização do mesmo.

• Seleção das empresas para o desenvolvimento da pesquisa

Em seguida, a equipe de pesquisadores do NORIE selecionou as empresas participantes do trabalho. A seguir encontra-se uma tabela com a indicação dos tipos de obra acompanhados e os processos estudados.
Tipo de obra - Processos estudados
Edifício residencial - Elevação de alvenaria, execução de reboco interno e externo
Galpão industrial - Elevação de alvenaria, execução de contrapiso
Edifício residencial - Execução de revestimento cerâmico interno

• Início do trabalho -  visita de diagnóstico e reunião com a gerência das obras pesquisadas

No início da pesquisa em cada empresa, a equipe de pesquisa do NORIE realizava uma visita inicial ao canteiro, acompanhada do responsável pela administração da obra. Durante a visita, eram observados os serviços em andamento e as condições gerais do canteiro. Após essa verificação inicial, era realizada uma reunião, entre os pesquisadores e o responsável pela obra, na qual os processos a serem acompanhados eram definidos. Durante esses encontros, buscou-se esclarecer as atribuições de cada membro da equipe, bem como os deveres de cada uma das partes envolvidas no trabalho e as ferramentas a serem empregadas na coleta de dados.
Atribuições - Responsáveis - Ferramentas utilizadas
Diagnóstico das condições do canteiro - Equipe Norie - Lista de verificação do canteiro de obras
Registro de Imagens - Equipe Norie - Máquinas fotográficas e filmadoras
Documentação de características dos processos e estoques - Equipe Norie - Listas de verificação dos processos e estoques, diagrama de processos e mapofluxograma
Coleta de dados de produção e produtividade - Empresas - Cartões de produção
Coleta de dados do recebimento e consumo de materiais - Empresa - Planilhas para registro do consumo dos materiais
Elaboração de relatórios de avaliação - Equipe do NORIE - Resultados das ferramentas aplicadas  durante o acompanhamento dos processosReuniões mensais de avaliação - Equipe do NORIE e Empresa - Relatórios com gráficos, diagramas e mapofluxogramas

• Visitas aos canteiros e Coleta de dados

Durante as visitas, os pesquisadores buscavam registrar situações geradoras de perdas e bons exemplos relacionados ao desenvolvimento das atividades do canteiro de modo que os mesmos fossem organizados e levados para as discussões com a Empresa. É importante ressaltar a preocupação dos pesquisadores em tornar transparente o desenvolvimento dos processos construtivos de forma que a Empresa fosse capaz de detectar pontos de melhorias nos processos e tivesse a oportunidade de aprender com os seus próprios erros e acertos. A Empresa, responsável pela coleta de indicadores da produção (consumo de materiais, produção e produtividade dos processos) coletava os dados através da utilização das planilhas supracitadas no item anterior e as repassava para a equipe do NORIE.

• Ciclos de avaliação mensal e reuniões com as empresas

Desde o início do trabalho foi acordado que os ciclos de avaliação dos processos deviam ser mensais, embora a coleta de dados devesse, preferencialmente, ser realizada diariamente de modo que se tivesse dados mais próximos da realidade de cada serviço. A Empresa repassava os dados coletados para a equipe do NORIE que ficava responsável pelo processamento desses e a elaboração de relatórios com breves descrições dos processos. O objetivo desses relatórios era fornecer a Empresa um material para discussão. Os resultados da coleta de dados não eram analisados, apenas eram organizados em formas mais transparentes tais como gráficos e diagramas. Durante as reuniões, os pesquisadores buscavam questionar a Empresa de modo que ela mesma indicasse possíveis causas para a ocorrência dos problemas da produção e indicasse soluções para os mesmos. Deste modo, instituia-se um processo de aprendizagem com base nos dados e fatos advindos da produção e discutidos entre os pesquisadores, engenheiros, estagiários e a diretoria da Empresa.

• Encerramento dos trabalhos - entrega do relatório final para as empresas

Ao final da pesquisa, as Empresas participantes do desenvolvimento do trabalho receberam um relatório final, o qual continha os dados coletados durante o período de acompanhamento na sua obra. Os relatórios foram elaborados pela equipe de pesquisadores do NORIE e destacavam as lições aprendidas com a forma de coleta dos dados, bem como com os resultados encontrados com o emprego das ferramentas supracitadas.

• Redação da publicação "Lean Construction: Diretrizes e ferramentas para o controle de perdas na construção civil"