Alternativas para a redução de perdas em canteiros de obras: benchmarking de processos

Publicações
  • Publicação abordando a base teórica utilizada no desenvolvimento da pesquisa e os principais resultados do trabalho

"Lean Construction: diretrizes e ferramentas para o controle de perdas na construção civil"

• Artigos sobre o tema.

FORMOSO, C.T.; FRANCHI, C.C.; SOILBELMAN, L. Um estudo sobre as perdas de materiais na indústria da construção civil e suas principais causas. In: Encontro Nacional em Tecnologia do Ambiente Contruído, 5º, São Paulo, 1993. Artigo técnico. São Paulo, SP. 1993. v.2, p. 571-580.

ISATTO, Eduardo Luis; FORMOSO, CARLOS TORRES. A nova filosofia de produção e a redução de perdas na construção civil. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 7º, Florianópolis, 1998. Artigo técnico. Florianópolis, SC. 1998. v.2, p. 241-249.

COSTA, A.L.; FORMOSO, C.T. Perdas na construção civil : uma proposta conceitual e ferramentas para prevenção. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 7º, Florianópolis, 1998. Artigo técnico. Florianópolis, SC. 1998. v.2, p. 1-7.

ISATTO, E.L.; FORMOSO, C.T. Design and production interface in Lean Production: a performance improvement criteria proposition. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 6ª, Guarujá, 1998. Artigo técnico. Guarujá, SP. 1998. Disponível em: http://www.ce.berkeley.edu/~tommelein/IGLC-6/IsattoAndFormoso.pdf

FORMOSO, C.T.; JOBIM, M.S.S.; COSTA, A.L., et al. Perdas de materiais na construção civil : estudo em canteiros de obras do Rio Grande do Sul. In: Congresso Latino-americano Tecnologia e Gestão na Produção de Edificações: soluções para o terceiro milênio, São Paulo, 1998. Comunicação técnica. São Paulo, SP. 1998. v.2, p. 299-308.

ROSA, F.P.; PEIXOTO, F.M.; SILVA, M.K.; FORMOSO, C.T. Proposta de uma classificação de perdas para a construção civil. In: Congresso Latino-Americano de tecnologia e gestão na produção de edifícios, 1º, São Paulo, 1998. Artigo técnico. São Paulo, SP. 1998. v.2, p. 347-354.

FORMOSO, C.T.; ISATTO, E.L.; HIROTA, E.H. Method for waste control in the building industry. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 7ª, Berkeley, 1999. Artigo técnico. Berkeley, CA. 1999. Disponível em:

HIROTA, E.H.; LANTELEME, E.M.; FORMOSO, C.T. Learning how to learn Lean Construction concepts and principles. In: Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 7ª, Berkeley, 1999. Artigo técnico. Berkeley, CA. 1999. Disponível em: http://www.ce.berkeley.edu/~tommelein/IGLC-7/PDF/Hirota&Lantelme&Formoso.pdf

OLIVEIRA, Keller A. Z. de; ALVES, Thaís da C.L.; FORMOSO, Carlos T.. O princípio da transparência aplicado ao processo de planejamento e controle da produção na construção civil. In: ENTAC, 8º, Salvador, 2000. Artigo técnico. Salvador, BA. 2000. v.1 p.564-571 il.

HIROTA, E. H.; FORMOSO, Carlos T.. O processo de aprendizagem na transferência dos conceitos e princípios da produção enxuta para a construção. In: ENTAC, 8º, Salvador, 2000. Artigo técnico. Salvador, BA. 2000. v.1 p.572-579 il.

ALVES, T.C.L.; FORMOSO, C.T. Guidelines for managing physical flows in construction sites. In: Annual Conference of The International Group For Lean Construction, 8ª, Brighton, 2000. Artigo técnico. Brighton, UK. 2000.. Science and Technology Policy Research, 2000. Disponível em: http://www.sussex.ac.uk/spru/imichair/iglc8/03.pdf

• Dissertações defendidas

COSTA, A.L Perdas na construção civil: uma proposta conceitual e ferramentas para a prevenção. Porto Alegre, 1999. Dissertação de Mestrado em Engenharia - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PEIXOTO, F.M. Sistemas hidráulicos prediais: proposta de diretrizes para a racionalização do seu processo produtivo. Porto Alegre: 2000. 143p Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ALVES, T.C.L. Diretrizes para a gestão dos fluxos físicos em canteiros de obras: proposta baseada em estudos de caso. Porto Alegre: 2000. 151p Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (1143KB)