Simulação da Produção para Apoio à Tomada de Decisão na Indústria da Construção

Apresentação

A redução das perdas e o aumento da eficiência têm se mostrado objetivos a serem constantemente perseguidos pelas empresas dos mais diversos setores da atividade econômica em todo o globo. Na construção civil, existe uma clara necessidade de enfatizar aspectos relacionados à programação da produção, visando garantir um fluxo ininterrupto de recursos de uma unidade para a próxima, estabelecendo, dessa forma, o momento de início das atividades e, por conseguinte, determinando a duração geral do empreendimento.

Há, ainda, a exigência cada vez mais constante da execução de empreendimentos da construção civil de forma rápida, muitas vezes sobrepondo as etapas de projeto e produção. Soma-se a esta nova exigência, a necessidade de redução de custos de produção, muitas vezes através do emprego de novas tecnologias e sistemas construtivos, demandando estudos com vistas à compatibilização destes sistemas entre si e à elaboração de projetos detalhados dos respectivos processos de produção, procurando aproveitar ao máximo suas potencialidades.

O presente projeto consiste em melhorar a capacidade de gestão da produção do setor de construção civil, através da promoção de um incremento nos níveis de qualidade e produtividade dos empreendimentos realizados. Neste sentido, considera-se que a utilização adequada de ferramentas computacionais é indispensável para contribuir no sentido de tal incremento de produtividade e qualidade.
 

  • Financiamento:

 FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
www.fapergs.rs.gov.br/

Acesso Rápido

Acesso Rápido