strict warning: Declaration of views_plugin_style_default::options() should be compatible with views_object::options() in /var/www/html/norie/modules/views/plugins/views_plugin_style_default.inc on line 0.

O NORIE possui um grande número de publicações acadêmicas, incluindo dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos de congresso e artigos publicados em revistas científicas. A maioria das publicações encontram-se disponíveis para download no site do INFOHAB.

Publicações
Lean Construction
Diretrizes e Ferramentas para o Controle de Perdas na Construção Civil
Eduardo L. Isatto, Carlos T. Formoso, Cláudia M. de Cesare, Ercília H. Hirota e Thaís C. L. Alves
SEBRAE / RS
500g
-------
[ESGOTADO]

Resultado de inciativa conjunta entre o NORIE/UFRGS e o SEBRAE/RS, esta publicação tem como objetivo apresentar um conjunto de diretrizes e ferramentas para o controle de perdas no processo de produção de edificações inserido dentro do sistema de planejamento e controle da produção, buscando permitir sua implementação de forma rotineira pelas empresas construtoras. Concebido de forma a complementar a publicação "Método de Intervenção para a Redução de Perdas na Construção Civil", o manual é fortemente baseado na Teoria da Lean Construction ("Construção Enxuta"), à qual visa adaptar modernos conceitos e princípios da área de Gestão de Produção às peculiaridades do setor da construção. (177 páginas)

Sistema de Indicadores de Qualidade e Produtividade para a Construção Civil
Manual de Utilização
Mirian Oliveira, Elvira Lantelme, Carlos T. Formoso
SEBRAE / RS
720g
------
[ESGOTADO]

Definir indicadores de qualidade e produtividade é imprescindível para avaliar o progresso alcançado pelas empresas envolvidas na implantação de Programas de Melhorias de Qualidade. Este Manual está dividido em duas partes. A primeira apresenta conceitos relativos à medição de desempenho e a segunda um conjunto de 28 indicadores ligados a importantes áreas estratégicas da construção de edificações. Para cada um dos indicadores estão apresentados o objetivo, os critérios de medição e planilhas para coleta dos dados. O Manual apresenta ainda alguns valores setoriais de referência. (149 páginas)

Existem também uma série de publicações á venda voltadas à disseminação de resultados de pesquisa para a indústria da construção. Tais publicações podem ser adquiridas na Secretaria (email norie@ufrgs.br ou tel. 51 33084084). A Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC, é também editada no NORIE, podendo também ser adquirida nesta Secretaria.