O Núcleo Orientado para a Inovação na Edificação (NORIE) constitui-se em um núcleo de pesquisa na área de construção civil, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e ao Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada em Porto Alegre - RS.
Castelinho - Prédio Histórico

O Instituto Técnico Profissional da Escola de Engenharia, posteriormente chamado de Parobé, foi criado em 1906 como uma escola técnico-profissional para filhos de operários e crianças carentes, sendo que suas primeiras instalações foram o Castelinho e o Château.

Em ambientes amplos e bem equipados com modernas máquinas e ferramentas importadas, foram sediados, no Castelinho, os laboratórios e as oficinas para as aulas práticas de mecânica. Para otimizar essas excelentes instalações, além das aulas, também eram aceitas encomendas externas para a execução deconsertos de automóveis, gramofones e de todo o tipo de engrenagens existentes à época.

Essa edificação foi ocupada pela Biblioteca Central da Escola de Engenharia e, posteriormente, pelo Curso de Engenharia Nuclear.

O Castelinho forma, com o Château e com o Observatório Astronômico, um conjunto de semelhantes característiscas formais e ornamentais. Suas fachadas apresentam ricos elementos decorativos florais, agregados aos trabalhos em ferro das sacadas e oferecem, ainda, painéis em tijolo de vidro tipo pavê de origem francesa.

Confira algumas fotos do prédio histórico: